Monday, June 23, 2014

My Academic Training

Hey you! 

Como eu tinha dido, esse post será sobre a minha experiência com o academic trainning.

Antes mesmo de vir pra cá, eu já pensava bastante sobre isso. Tinha muita vontade de conseguir um estágio, e de preferência, longe da minha host institution. Eu gosto muito de mudanças e de explorar o novo.
Entretanto, eu cheguei, o tempo foi passando, e eu me distraí com as datas. Primeiro tive que resolver a questão dos forms pra enviar ao IIE. Depois, meu problema com passaporte. Quando menos esperei, estava preocupada com os midterms, e assim fui perdendo oportunidades ao longo do caminho. Cheguei a aplicar para umas sete empresas que apareceram na lista do site de Academic Training do IIE. Infelizmente, só recebi resposta de uma delas, e foi negativa.

O Spring estava quase acabando, eu ficava cada dia mais infeliz. Em primeiro lugar, não tinha mais neve. Segundo, projetos para terminar e também as finals. Terceiro, eu ia ter que me contentar em fazer um curso de verão na UB, nem matéria de elétrica apropriada pra mim tinha. Pra agravar tudo isso, não existe Summer meal na UB, eu não sei nem fazer miojo (sei brigadeiro de microondas, though) e o meal stipend é só $270/mês. Não dá pra comer em restaurante com $3 por refeição.
Mestre cuca do brigadeiro de microondas
Eis que um belo dia, quando não tinha nem mais esperança de uma resposta positiva, meu namorado me enviou esse flyer do IIT mostrando que aceitavam alunos de outras universidades:
Not an IIT student? *-*
1. Academic Training que já era previamente aprovado pelo IIE.
2. Eu fiz Embedded Systems na UB, durante o Spring e gostei muito da matéria.
3. Em Chicago.

Nesse dia começou minha maratona de emails. Entrei em contato com o advisor, ele deu a entender que estava tudo certo e me mandou matricular. Enviei email ao professor pedindo autorização, e ao mesmo tempo entrei em contato com o housing para pedir informações. O professor respondeu falando que eu tinha o perfil para a matéria. Até aí tudo bem, mas na minha resposta eu pedi pra ele confirmar se a carga horária chegava a 35h. Nesse período a esperança já estava restaurada, e comecei a ficar ansiosa esperando email, que demorou a chegar.

O projeto comecaria 2 de junho. Já era por volta de 22 de maio quando eles avisaram que o curso seria cancelado por falta de estudantes. Corri pra resolver isso, publiquei a oferta em alguns grupos do CsF e consegui a quantidade de pessoas que eles queriam. Ainda assim, falaram que não seria possível retornar com o projeto. Essa hora eu já não sabia se entrava em pânico, ou aceitava que aquilo estava mesmo muito longe da realidade. O que aconteceu é que eu peguei um terceiro caminho.


Fui motivada a aplicar para um dos outros cursos (TECH497), que eu já tinha tentado e fui recusada por uma suposta alteração no visto que eu precisaria fazer, mas foi apenas um engano. O problema é que eles resolveram adiantar a matéria, e essa começaria dia 27 de junho. Fiz entrevista-> gostaram de mim \o/-> comprei passagem-> arrumei as malas e passei uns quatro dias sem tirar o sorriso da cara. Mesmo sem aprovação do IIE, embarquei domingo, 25 de maio [Towel Day]. E foi assim que eu terminei vindo pra "cidade do Py" e aumentando a concentração de moderadores da chamada 143 em Chicago.

Crianças, não façam isso! Só vim porque esse AT já era um acordo entre IIE e IIT. O advisor daqui se responsabilizou por qualquer problema.
Towel Day - Buffalo Niagara International Airport

[EXTRA]Sobre a viagem:
O voo pra Detroit atrasou, até me deram outra passagem porque eu não conseguiria pegar a conexão original em cinco minutos(sabem nada, inocentes). Corri feito louca naquele aeroporto. Perdi meus óculos no bendito túnel que pisca, mas valeu a pena. Foi muito legal chegar lá no portão de embarque e ouvir "I'm glad you made it! :D". Só deu tempo de guardar a mochila e carry on que as portas fecharam. Em menos de uma hora eu estava de volta a Chicago. Quase tão cheia de roupa quanto quando cheguei, em janeiro. A diferença é que estava usando pra me proteger dos -15°C, e desta vez estava torrando em quase 30°C com cinco camisas e duas calças pra fugir do absurdo que é o excesso de bagagem. xD


Mais fotos do intercâmbio: @nrustyy
Facebook Page
So long, and thanks for all the fish!

No comments:

Post a Comment